Pular para o conteúdo principal

Não percam a edição de abril da revista Ciência Hoje. Abaixo a chamada do site.
O desafio da gestação: por que a mãe não rejeita o feto

Um corpo estranho se instala no ventre da mulher. Por que, ao contrário da reação natural, o sistema imunológico feminino passa a proteger o “invasor”? O artigo de capa da CH de abril explica como a gravidez provoca diversas alterações hormonais e físicas para que a presença de 50% de material genético paterno não gere um ataque do sistema de defesa ao feto. Entenda, ainda, as crises que ocorrem na pré-eclâmpsia e a necessidade de identificar qualquer sinal de anormalidade para que a gestação tenha sucesso

Comentários

  1. Realmente é muito interessante o assunto. Nunca parei para pensar como isso é verdadeiramente um enigma. Mas, como tudo no corpo humano para mim é um enigma, vou procurar a revista para obter maiores informações.

    Luana Antunes - aluna da primeira fase de psicologia matutino

    ResponderExcluir
  2. De fato é uma coisa que a maioria das pessoas não para pra pensar, e é realmente um corpo estranho que deveria ser combatido pelo sistema imunológico como todos os outros, o corpo humano é fantástico.

    Laura Detoni - Aluna de Psicologia, primeira fase, matutino

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gestação consciente - Eleanor Luzes

Caros alunos da Embriologia!

Gostaria de divulgar a vocês, principalmente ao pessoal da Psicologia o link abaixo. O texto em pdf pode ser baixado. Trata-se de um dos capítulos da tese de doutorado de Eleanor Madruga Luzes.  Capítulo II - Gestação consciente. (http://media.wix.com/ugd/e5bd94_feb92b33bf4df4c2438aa7d0ca48ca74.pdf) Eleanor é médica, psiquiatra, analista junguiana há 31 anos, trabalhou durante três anos em obstetrícia, foi professora primária.Tem mestrado em Psicologia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é doutora pelo Instituto de Psicologia da mesma universidade, com a tese de doutorado sobre a “Necessidade do Ensino da Ciência do Início da Vida” nas escolas do segundo e terceiro graus. Sua história e o restante da tese estão disponíveis no site abaixo. /http://www.cienciadoiniciodavida.org/

Faz tempo, mas venho com um artigo show!!!!

Oi, povo amado!

Depois de algum tempo consigo estar aqui e postar novamente. Correria pura, me desculpem!
Bem, hoje fazendo minhas leituras semanais me deparei com este artigo no site do Massachusetts Intitute of Techonology, mais especificamente no link MIT NEWS.

“Body on a chip” could improve drug evaluation"
A Dra. Linda Griffith criou em seu laboratório uma espécie de chip capaz de conter até dez diferentes tipos de tecido humanos que receberão ao mesmo tempo, por uma espécie de bomba um fluido contendo a droga a ser testada. Tal façanha permite avaliar como os tecidos reponde de forma integrada a administração de uma determinada droga! Sensacional! Não podia deixar de postar!
O artigo na integra encontra-se no link abaixo. Não deixe de ler! É só clicar no título abaixo.

Body on a chip


O Renascimento do Parto 2 - PROMOCIONAL com parto pélvico - 2016

As primeiras palavras são fortes e esclarecedoras. As cenas falam por si! Lindíssimo!!! Emocionante!

Cenas de parto!