Pular para o conteúdo principal

Aos alunos da Embriologia!


Queridos alunos, abaixo links de textos que poderão aguçar sua curiosidade e criticidade em relação a temas comentados em sala de aula. Espero que se deliciem e tenham e procurem entendê-los. Dúvidas podem ser tiradas por email ou via comentários. Terei prazer em poder respondê-las. Estes textos serão base para as questões do trabalho de Embriologia. Abraços e uma ótima leitura.










Comentários

  1. Achei muito interessante o texto sobre Ovário Policístico pois tenho duas amigas que sofrem com esse problema e entendi melhor o que acontece.
    Ana Paula Panichi

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Também achei muito interessante o texto sobre Ovários Policísticos, pois é algo muito mais comum do que imaginamos, porém desconhecemos suas causas e consequências, por não ser uma assunto muito comentado e que gera curiosidade a todos. Também conheço pessoas que sofrem com este problemá e a partir do texto pude entender melhor do que se trata. E também o texto sobre a tensão pré menstrual, que realmente é algo que afeta um grande número de mulheres, mas não é visto com devida seriedade.
    Louise Gabrielle Melo

    ResponderExcluir
  4. Nossa, achei muito bom e esclarecedor o texto sobre Ovários Policísticos, não sabia muito a respeito, foi muito bom ler esse texto, deu para conhecer esse problema que muitas mulheres sofrem.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com as minhas colegas, achei o texto sobre ovários policísticos muito interessante, até porque a pouco tempo nem sabia direito o que era e minha irmã descobriu que tem. Então é uma forma de saber direito como acontece, tirar dúvidas, as vezes ouvimos coisas que não tem fundamento e acabamos acreditando. Li também sobre o de reprodução humana e infertilidade, pois também é caso que tenho na família, da mesma forma ajuda a esclarecer e até mesmo ajudar essas pessoas contando o que sabemos sobre, pois o que mais tem por ai é gente falando várias sem sentido e o pior, muita gente acreditando. beijos professora
    thayse - psicologia 1ª fase

    ResponderExcluir
  6. Muito legal os textos expostos, achei os assuntos muito esclarecedores, porque é um assunto que a gente ainda não conhece muito bem, até como as meninas já falaram é um assunto que muitas pessoas não sabem do que se trata e ficam falando coisas para preocupar quem têm. Eu tenho duas amigas que têm ovários policísticos e não é nada tão apavorante como falam.
    Amanda Cristina da Cunha
    Psicologia - 1ªfase noturno

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito dos textos, pois, não sabia o que era hiperandrogenismo feminino e o que ele pode ocasionar.
    São muitas as causas de hiperandronismo, sendo a mais comum a Síndrome dos ovários policisticos - SOPC, e como o diagnóstico precoce é importante para a prevenção de doenças associadas à síndrome.

    Jéssica Souza
    Psicologia
    1º fase

    ResponderExcluir
  8. Oi Prof!
    Achei todos os textos muito interessantes, mas o que me chamou mais a atenção foi o do ovario policisticos até pq eu tenho e muita coisa que fala no texto eu nao sabia..é bom pra deixar até mais tranquila..é um assunto que devia ser mais comentado e explicado. Bem legal!
    Rebecca - 1a fase Psicologia noturno

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ingrid
    Também não poderia deixar de me interessar pelo artigo dos ovários policísticos. Minha filha de 17 anos o tem, o q sempre me preocupou muito. Está bastante explicativo. Não entendi sobre a critica,quem é o autor? Afinal é mito ou realidade? Não me acho com conhecimento suficiente para dar uma opinião, mas me fez pensar sobre o assunto. Também gostei dos outros assuntos sobre TPM e Infertilidade.
    Zenir

    ResponderExcluir
  10. Oi Ingrid,
    os textos são muito esclarecedores, como os diversos fatores associados a sindrome pre menstrual, eu de fato não tinha conhecimento da maioria das informações do texto.. ainda que eu não sofra disso, por motivos obvios, eu convivo de perto com a SPM e foi bom compreender o motivo pelo qual as mulheres ficam tão tensas. rs
    Lucas - 1a fase Psicologia noturno

    ResponderExcluir
  11. Professora Ingrid,
    Adorei os textos, muito esclarecedores e interessantes para o nosso estudo. Eu tenho TPM e adorei o texto que trata do assunto.
    Um abraço,
    Taiana Kislanov

    ResponderExcluir
  12. Olá, professora, achei todos os textos muito interessantes e explicativos.
    Aprendi algumas coisas que só conhecia vagamente (senso comum).
    Achei bem bacana o texto sobre infertilidade, não sabia que tantos fatores eram avaliados para que se pudesse ter um diagnóstico de infertilidade feminina e, assim, buscar tratamento ou soluções.
    Também não sabia que a vida e a história do homem poderia influenciar tanto na sua fertilidade.
    Abraços, Jéssica Francielle

    ResponderExcluir
  13. Olá Professora.
    Achei todos os textos bem bacanas, mas os que chamaram em especial a minha atençao foram o texto sobre Sindrome Pré Menstrual e Infertilidada.
    Muitas informações novas e utéis não só para minha vida profissional como pessoal também.
    Beeijos!
    Tamara, 1º Fase Psicologia Noturno

    ResponderExcluir
  14. Sem duvidas textos muito interessantes, ciêntificos porém de fácil entendimento, só não intendi sobre a sindrome, ela não tem cura? só o tratamento pra amenizar os efeitos? Tenho uma prima com essa sindrome e o médicos nem explica direito o que ela tem só da remedios.. Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Olá Professora!

    Os textos são ótimos, muito esclarecedores!
    Também fiquei em dúvida referente ao tratamento, se tem cura etc.

    Obrigada
    Thiciara Mattiazzi- embriologia

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante os textos...
    Alguns mais complexos, outros bem claros e específicos.

    Achei curioso saber que a atividade física excessiva é uma, dentre outras, das causas de anovulação, que pode levar a infertilidade.

    Vanessa Martendal - Psicologia 2010

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante e esclarecedor o texto sobre a síndrome dos ovários policisticos. Já tinha ouvido falar sobre o assunto, mas não sabia muita coisa, com a leitura do texto tive uma importante idéia do que é esta síndrome e o que ela desencadeia na mulher, principalmente acerca dos cuidados com a insulina.

    Luciana - noturno

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gestação consciente - Eleanor Luzes

Caros alunos da Embriologia! Gostaria de divulgar a vocês, principalmente ao pessoal da Psicologia o link abaixo. O texto em pdf pode ser baixado. Trata-se de um dos capítulos da tese de doutorado de  Eleanor Madruga Luzes.  Capítulo II - Gestação consciente. (http://media.wix.com/ugd/e5bd94_feb92b33bf4df4c2438aa7d0ca48ca74.pdf) Eleanor é médica, psiquiatra, analista junguiana há 31 anos, trabalhou durante três anos em obstetrícia, foi professora primária.Tem mestrado em Psicologia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é doutora pelo Instituto de Psicologia da mesma universidade, com a tese de doutorado sobre a “Necessidade do Ensino da Ciência do Início da Vida” nas escolas do segundo e terceiro graus. Sua história e o restante da tese estão disponíveis no site abaixo. / http://www.cienciadoiniciodavida.org/

O Renascimento do Parto 2 - PROMOCIONAL com parto pélvico - 2016

As primeiras palavras são fortes e esclarecedoras. As cenas falam por si! Lindíssimo!!! Emocionante! Cenas de parto!

Criar embrião único é melhor estratégia para tratamento de infertilidade

O resultado de um estudo finlandês que avaliou os aspectos econômicos e de saúde dos diversos métodos de fertilização se propõe a esclarecer uma questão. Seria mais eficiente implantar vários embriões ou somente um quando se faz o tratamento de fertilização? Segundo os cientistas que publicam um artigo na revista "Human Reproduction" desta quarta (25), com os embriões únicos implantados a taxa de sucesso é superior à implantação de dois embriões em mulheres com menos de 40 anos. Alem do aspecto do sucesso das gestações o custo do procedimento é 5% mais baixo, resultando em 20 mil euros por bebê, nascido após 37 semanas, menos do que a implantação dupla. O estudo acompanhou durante mais de 10 anos o trabalho do instituto de fertilização da Universidade de Oulu, na Finlândia. Entre 1995 e 2004 foram tratadas mais de 1.500 mulheres com menos de 40 anos. O avanço das técnicas de fertilização permitiu que muitas mulheres consigam realizar o sonho da gestação. Ao mesmo tempo as ges