Pular para o conteúdo principal

Dosagem hormonal pode prever depressão pós-parto

Avaliar os níveis do hormônio liberador de corticotropina na 24ª semana da gravidez pode ajudar a prever problemas psiquiátricos no pós-parto. A depressão pós-parto pode ocorrer de 4 a 6 semanas após o fim da gravidez e tem graus de intensidade dos sintomas variados.

As estatísticas sobre a ocorrência do problema são também discordantes. Uma recente revisão da literatura médica levantou que cerca de 19% das mulheres podem ter sintomas depressivos pós-parto e 7% depressão grave. Como esse quadro depressivo pode afetar não só a saúde da mãe bem como o futuro desenvolvimento do bebê, o diagnóstico precoce e seu tratamento são cruciais.


Pesquisadores da Universidade da Califórnia dosaram um hormônio produzido na placenta e que age no sistema nervoso central e no equilíbrio endócrino da mulher. O hormônio liberador de corticotropina é naturalmente produzido pelo corpo humano dentro de estruturas do cérebro. Durante a gravidez também passa a ser produzido pela placenta.


Os cientistas dosaram os níveis desse e outros hormônios cinco vezes entre a 15ª semana de gestação e o parto. Da mesma forma, as gestantes tiveram seu estado psíquico avaliado nessa visitas e duas vezes após o parto. No grupo de mais de mil mulheres estudadas, aquelas que apresentaram depressão pós-parto tinham níveis do hormônio elevados na 24ª semana da gravidez.


Existem outros fatores conhecidos que podem predispor ao aparecimento desse problema como história prévia de depressão, ausência de suporte social e baixa auto-estima. A pesquisa, que está publicada na edição de 3 de fevereiro da revista "Archives of General Psychiatry", chama a atenção para um problema de difícil diagnóstico e abre a perspectiva de teste bioquímico que alerte os médicos para que certas pacientes devam ser acompanhadas psicológicamente no pós-parto





http://www.embriologiahumana.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Renascimento do Parto 2 - PROMOCIONAL com parto pélvico - 2016

As primeiras palavras são fortes e esclarecedoras. As cenas falam por si! Lindíssimo!!! Emocionante! Cenas de parto!

Textos para trabalho e prova de Fisiologia

Bom dia, queridos alunos! Abaixo os links dos textos para o trabalho. Leiam. As questões envio hj a noite com a prova. Boa leitura! Dúvidas devem ser retiradas po email ou MSN e comentários são bem vindos. Abraços! O relaxamento respiratório no manejo do craving e dos sintomas de ansiedade em dependentes de crack OS EFEITOS DA ANSIEDADE NA APRENDIZAGEM E A PRÁTICA DO YOGA COMO RECURSO PSICOPEDAGÓGICO Prevalência e fatores associados à constipação intestinal: um estudo de base populacional em Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, 2007     Prevalência da intolerância à lactose em função da faixa etária e do sexo.

Vícios e o hormônio do amor

Encontrei esta nova página sobre neurociências e achei muitooo boa! Porque não compartilhar algumas de seus textos? Neste texto relacionam novas pesquisas que utilizam o uso de ocitocina para o tratamento  de doenças psiquiátricas como a depressão, transtorno bipolar ou mesmo autismo que compartilham a dificuldade de manter laços sociais e consequentemente isolamento. O texto refere-se explicitamente ao uso de ocitocina no tratamento de vícios. Sempre em busca de conhecimento! https://neuropod.com.br/2018/08/28/vicios-e-o-hormonio-do-amor/